domingo, 24 de julho de 2011

Carros da Lifan são vendidos pela Dumas Peugeot

Os chinese Lifan 620 (Sedan) e Lifan 320 (Hatch) são vendidos por R$ 42.900,00 e R$ 32.900,00, respectivamente.



Quatro montadoras Chinesas chegaram ao Brasil no final de 2010 e início de 2011. A JAC Motors (que tem um grande apelo do marketing), a Cherry (que tem o carro 0km mais barato do Brasil, o QQ), a Hafei (que produz a Towner) e a Lifan. O principal atrativo dessas marcas é o preço baixo perante a concorrência, porém os carros ainda não tem a confiabilidade dos que já rodam no país.


Como já dizia o Jack Estripador, vamos por partes. Então começarei falando sobre o Lifan 620.

Antes de falar qualquer coisa sobre o carro vou primeiro a que mais me chamou a atenção, a beleza. Ele traz linhas simples e de muito bom gosto, nada futurístico nem velho. O conjunto todo é muito belo, mas principalmente a frente, seus faróis com mascara-negra, seu para-choque simples e sua grade cromada fazem um conjunto muito bonito.

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A lista dos itens de série do carro é grande. Air bag duplo, feios ABS com disco nas quatro rodas, direção hidraulica, ar condicionado, rádio com entrada USB, trio elétrico, acendimento automático dos faróis, bancos em couro, rodas de liga leve e sensor de estacionamento. Confeço que esperava um interior mal acabado, com rebarbas e peças mais encaixas, mas me enganei. Todo o conjunto é muito bem feito e montado, tudo muito simples mas funcional




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Seu motor é um 1.6 (1.587 cilindradas, precisamente) 16v. Rende 106 cavalos de potência e 14.1 Kgf.m de torque. Segundo a montadora, o carro faz de 0-100 km/h em 14,2 segundos e atinge velocidade máxima de 176 km/h. Seu desempenho não é o seu forte, apesar de ser 1.6 16v, o desempenho do carro é semelhante aos 1.0 8v do mercado. Ele também não é flex, roda apenas com gasolina.






É um carro muito espaçoso, bonito e completo. Seu porta-malas é de 650 litros, a média da categoria. O que deixa a desejar é o desempenho, em perímetro urbano até que ele se sai bem, mas na estrada a coisa complica, principalmente pela falta de torque. Seu preço é baixo para a categoria, um Toyota Corolla com os mesmos itens é vendido por R$ 75.000,00, 33 mil reais de diferença. É uma opção para quem não deixa de lado itens de conforto por um preço justo.


Lifan 320

Não, você se enganou, não é um Mini Cooper, pode ser até que se pareça com o carrinho inglês, mas é só na aparência. A proposta de ambos os carros talvez seja a mesma: pequeno, barato e funcional. A diferença está no público alvo, enquanto o Mini busca compradores inglês com um bom salário o Lifan está correndo atrás dos brasileiros com um orçamento curto que não querem levar um "plásticomovel" para a casa.


Ele também tem um design esportivo, rodas de liga leve cromadas, aerofólio e ponteira maior para o escape formam o conjunto. Mas é só o visual, seu desempenho está muito longe de um esportivo, não faz frente nem aos 1.0 nacionais. Mesmo com um motor 1.3 16v ele desenvolve apenas 88 cv e 11 kgf.m de torque. Atinge velocidade máxima de 155 km/h segundo a fábrica.

Assim como seu irmão sedan ele é completo. Direção hidráulica, ar condicionado, rodas de liga, desembaçador traseiro e dianteiro, freios ABS, vidros e travas elétricas e outros acessórios que você não encontra em um Fiat Uno por 32 mil reais. Esse é o seu grande ponto forte, um modelo básico de entrada porem completo.


Os chineses ainda são dúvida, pouco se sabe sobre sua confiabilidade e seu comportamento após os 50.000 km rodados. Espero que esse jogo vire, como aconteceu com as marcas francesas na década de 90 (Renault e Peugeot) e as japonesas na última década (Toyota e Honda). E isso também influência as montadoras que já estão a anos no mercado a baixarem seus preços ou oferecerem carros mais completos diante desta concorrência.


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