terça-feira, 9 de agosto de 2011

Lancer Evolution 2012 chega à Expogua



Na tarde desta terça-feira (9) um barulho estridente quebrou o silêncio do parque Lacerda Werneck. Se tratava de 297 cavalos aprisionados debaixo do capô do Mitsubish Lancer Evolution X (dez). O garanhão nipônico de sobrancelhas invocadas roubou a cena no evento. Por R$ 191.000,00 é possível sair da feira montado no "tordilho negro".



O primeiro modelo do Lancer Evolution remete ao ano de 1992. Apelidado de "Evo", o Japonês surgiu para as competições. Estreou no Campeonato Mundial de Rally (WRC) do mesmo ano, e em 1993 ganhou as ruas. A primeira versão do carro tinha configuração parecida com a que chegou a Guarapuava: ambos tem motor 2.0 16v turbo, porém o Evo I tinha 247cv, 48cv a menos que o modelo atual.

Desde então o modelo avançou de acordo com o tempo, mas sempre mantendo o motor de 2l, com duplo comando e um turbo-compressor. Alguns modelos ficaram famosos na TV, como foi o caso do Evo IV pilotado por Brian O'Conner no filme + Velozes e + Furiosos (Two Fast Two Furious). O carro no filme recebe personalização forte, como neon, kit de carroceria e rodas de maior aro.

É rápido? Primeiros os dados depois a análise: 0-100 km/l em 6,1 segundos, velocidade máxima - segundo a montadora - de 242 km/h. Tudo isso gerado pelo pequeno motor que rende 295cv e 37,3 kgfm de torque. Números bem tentadores para um mercado onde a taxa de importação faz com que os carros vindos de fora do país, com um desempenho esportivo, passem de meio milhão de reais. "É o carro mais rápido vendido em Guarapuava", afirma o vendedor da Seven (e realmente é).


É confortavél? Os bancos em concha da marca italiana Recaro oferecem firmeza a quem pilota. Com ajuste de altura do volante e do banco, a posição ao dirigir é muito boa; todos os instrumentos estão muito bem distribuídos e próximos do motorista, facilitando a vida de quem está atras do volante. Seu câmbio automático também garante comodidade, porém a opção com trocas de marcha através das borboletas atrás do volante trazem diversão ao brinquedo.


O que tem de novo? A versão 2012 traz poucas diferenças em relação ao 2011. A única alteração visível são as novas rodas BBS. Na mecânica, a suspensão ficou mais firme, favorecendo o desempenho mas "judiando" do motorista em terrenos irregulares.


E o futuro? Pois bem, não tem futuro. O Evo vai deixar de ser produzido entre 2012 e 2013, após 20 anos de sucesso nos rallys e nas ruas. Segundo o diretor global de produtos da Mitsubishi, Gayu Esegi, o objetivo da marca agora são os carros elétricos.


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